sexta-feira, 13 de março de 2020

Dos cachaços à Internet: dizer não ao bullying


O que é o bullying? Por que razão acontece bullying nas escolas? O que fazer perante um caso de bullying? Foi para responder a estas e outras perguntas que Pedro Santos, formador e promotor da Editora Raiz, esteve na nossa Biblioteca. Os momentos de reflexão, de perguntas e de respostas com os alunos aconteceram nos dias 29 de fevereiro (para todos os 5.ºs anos) e 4 de março (para todos os 6.ºs anos), integrados numa ação conjunta entre a Biblioteca Escolar e a Associação de Pais.
Pedro Santos explicou que o bullying é praticado devido ao preconceito: as pessoas são diferentes e há quem não aceite ou tolere essas diferenças. “Quem é igual a alguém? Existe alguém igual a outra pessoa?”, perguntou Pedro Santos. A resposta, disse o especialista, é negativa: as diferenças fazem parte da vida e ninguém deve ser humilhado ou agredido por elas.
O bullying é praticado para ganhar, de forma violenta, uma vantagem sobre o outro, para “mandar” ou “controlar” alguém. Mas “ninguém tem poder” sobre outro aluno, com exceção dos seus pais e professores. Por isso, o bullying deve ser combatido. “Há alguém na televisão ou na rádio que seja famoso e de quem toda a gente goste por praticar o mal?”, inquiriu. “Não existe.”
“Quem já mandou um cachaço aos colegas?”, questionou Pedro Santos. Quase todos os alunos levantaram o braço. “Uma vez é uma brincadeira, mas, sistematicamente, faz o outro sofrer”, criticou. “O bullying pode ser físico ou psicológico e pode até não ser praticado pessoalmente – quando acontece através da Internet, o chamado ciberbullying.
O que fazer quando se é vítima de bullying ou se testemunha uma situação de bullying? “Atuar logo” para impedir novas agressões e “porque quem faz bullying também precisa de ajuda”, “está doente”, afirmou Pedro Santos.
“Nenhum colega tem poder sobre vós”, explicou o especialista. “Façamos com que esta frase seja uma verdade: não existe melhor sítio para se estar do que a escola.”

Maria Rios,
Professora de Ciências Naturais e membro da Equipa da Biblioteca Escolar


Sem comentários:

Enviar um comentário

Ler Camões