quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Camões e a Interculturalidade


 Viagem de Descobertas na Biblioteca Escolar: O 5.º A explora "Os Lusíadas" e a Interculturalidade

Os alunos do 5.º A participaram (nos dias 4, 11 e 18 de dezembro)  numa atividade na biblioteca escolar, integrada na aula de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do projeto escolar "Interculturalidade". Sob a orientação da Professora Bibliotecária, os estudantes embarcaram numa viagem pelos caminhos de Vasco da Gama, inspirada pela epopeia de Luís de Camões, Os Lusíadas.

Com o mapa-múndi em mãos, exploraram os locais mencionados na obra, guiados por ninfas, musas e deuses da mitologia clássica que marcam o texto camoniano. A Professora Bibliotecária trouxe à vida a narrativa heroica dos Descobrimentos Portugueses, destacando que o objetivo desta viagem era dar a conhecer aos alunos Camões, o homem e a obra, e a sua relevância como poeta maior da literatura portuguesa.

Numa fase posterior e já guiados pela Professora de Cidadania e Desenvolvimento (prof. Sónia Moreira) a atividade de trabalho não se limitou à leitura e explicação: foi também o ponto de partida para pesquisas colaborativas, realizadas pelos alunos em grupo, com o apoio do fundo documental da BE. O resultado do trabalho foi registado num Padlet, uma ferramenta digital prática e inovadora, apresentada primeiramente à docente e posteriormente aos alunos durante a 3ª sessão/aula.

Esta atividade reforçou não só o conhecimento sobre a obra camoniana e a História de Portugal, mas também competências de pesquisa, trabalho colaborativo e uso de tecnologia, contribuindo para uma aprendizagem rica e interdisciplinar com a Cidadania a tomar destaque no que concerne à interculturalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ler Camões