sexta-feira, 1 de maio de 2020

Sabias que...

A história do Dia do Trabalhador começou no século XIX, mais propriamente em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos da América? Nessa época, os trabalhadores chegavam a a trabalhar entre 12 a 18 horas por dia. No entanto, havia já quem defendesse que o ideal era trabalhar 8h diárias. 
Então, para lutar pelas 8h diárias, no dia 1 de maio de 1886, milhares de trabalhadores juntaram-se nas ruas de Chicago para protestarem contra as más condições de trabalho. Desse protesto resultaram vítimas, dando origem à expressão "Os Mártires de Chicago", que é utilizada para descrever a luta dos trabalhadores pelos seus direitos. 
Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos Mártires de Chicago. Contudo, só em 1890 é que os trabalhadores Americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8h de trabalho diárias. 
Em Portugal, só depois da Revolução do 25 de abril - também conhecida como a Revolução dos Cravos - é que se passou a comemorar oficialmente o Primeiro de Maio (comemoração reprimida pela polícia durante o Estado Novo). A partir de 1996, os Portugueses passaram a trabalhar 40h por semana, o que corresponde às 8h de trabalho diárias.

Agora que já sabes um pouco sobre a história deste feriado, aproveita para relaxar e descobrir as profissões escondidas na sopa de letras que se segue. Responde nos comentários.
BOM FERIADO!


1 comentário:

  1. Desafio:sopa de letras
    1-Padeiro/a
    2-Professor/a
    3-Eletricista
    4-Dentista
    5-Piloto/a
    6-Bombeiro/a
    7-Pedreiro/a
    8-Enfermeiro/a
    9-Escritor/a
    10-Jornalista
    11-Médico/a
    12-Canalizador/a
    13-Cantor/a
    14-Mecânico/a
    15-Informático/a
    16-Barbeiro/a
    17-Futebolista

    ResponderEliminar

Vamos Viver Abril!

 "Vamos Viver Abril" foi o tema da 4.ª edição do 4505 F.I.A.E.S. As ruas encheram-se para assistir às apresentações performativas ...