quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Formação de Utilizadores - alunos do 9.º ano



Alunos do 9.º Ano descobrem a Biblioteca Escolar

No dia 26 de novembro, os alunos das turmas A, B e D do 9.º ano, acompanhados pela professora Ana Vilela, visitaram a Biblioteca Escolar numa iniciativa que combinou aprendizagem, exploração e leitura.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe a organização da biblioteca, quer em termos de fundo documental como de espaço(s), os serviços disponíveis e os projetos que ela já se encontra a dinamizar e dinamizará ao longo do ano letivo. A sessão foi guiada pela Professora Bibliotecária Paula Sousa, que apresentou um conjunto de títulos selecionados especialmente para os alunos.

Os livros despertaram grande interesse, levando os alunos a consultá-los e requisitá-los para participarem na atividade “10 minutos de leitura”, contribuindo-se, assim, para o gosto pela leitura e o desenvolvimento de competências literárias.

Estas visitas reforçam o papel central da Biblioteca Escolar como espaço de aprendizagem, cultura e imaginação, incentivando os alunos a explorarem o vasto universo que os livros têm para oferecer.


segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Exposição - 25 de novembro de 1975

 

A exposição patente na biblioteca sobre o 25 de novembro de 1975 justifica-se pela importância desta data na história de Portugal, marcando o momento em que o país consolidou o caminho para uma democracia pluralista, após os intensos conflitos do Processo Revolucionário em Curso (PREC). Este episódio, que envolveu tensões entre setores políticos e militares, foi decisivo para estabilizar o país, evitando a imposição de um regime de inspiração comunista e reafirmando os valores democráticos. Com esta mostra, pretende-se proporcionar aos alunos e à comunidade escolar uma reflexão sobre os desafios e conquistas da transição democrática, destacando a relevância da memória histórica na construção de uma cidadania consciente e informada.



sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Jornal Digital da biblioteca Escolar - BiblioReport

O número 1 do ano 4 (correspondente ao ano letivo 24-25) já está disponível no separador lateral e nele ficará guardado para futuros acessos.

As novidades fresquinhas da tua biblioteca escolar estão ao alcance do click. 

Lê e participa nos futuros jornais da biblioteca escolar.


Boas leituras!
BiblioReport novembro 4º ano nº 1 de Paula Cristina de Santos e Sousa [GR 330]

CONCIL 2024-25- fase escola



 

Abertura da biblioteca Escolar - escola sede

 

Abertura da Biblioteca Escolar: Celebração da Leitura e do Halloween


No passado dia 29 de outubro, a Biblioteca Escolar abriu oficialmente as suas portas no novo espaço, com uma cerimónia marcada pela criatividade e pelo entusiasmo. Este evento contou com o apoio imprescindível de oito alunos do 9.º A e dos membros do Clube de Leitura, que se envolveram ativamente na dinamização das atividades.

Os alunos selecionaram e apresentaram excertos literários especialmente escolhidos para a ocasião, explorando temas alusivos à época do Halloween e destacando a importância dos livros e da leitura no nosso quotidiano. Além disso, foi também dos alunos a responsabilidade de apresentar o novo espaço da Biblioteca Escolar à comunidade, conduzindo os participantes numa descoberta envolvente e interativa.

A cerimónia teve ainda um momento especial protagonizado pela professora Luísa Lopes, convidada para o evento. Vestida a rigor, num traje temático inspirado pelo espírito do Halloween, a professora aceitou o desafio lançado pela professora bibliotecária Paula Sousa

Num gesto simbólico e teatral, lançou o “feitiço da leitura”, assinalando, assim, a abertura oficial da Biblioteca Escolar no seu novo espaço.

Este momento festivo não só celebrou a reabertura da biblioteca como também reforçou a sua missão como um espaço dinâmico e integrador, promovendo a leitura e o conhecimento em toda a comunidade escolar.

No final ainda houve um pequeno lanche oferecido a todos os participantes, com regueifa de canela típica de Ul, Oliveira de Azeméis.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

MIBE - 5.º ano

 

Atividade da Biblioteca Escolar: "Se Eu Fosse... Nacionalidades"

No âmbito do trabalho desenvolvido pela Biblioteca Escolar, no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, realizou-se uma atividade dirigida aos alunos dos 5.º anos, centrada na leitura do texto "Se Eu Fosse... Nacionalidades", de Francisco José Viegas. Esta iniciativa teve como principais objetivos promover a reflexão sobre a interculturalidade, sensibilizar os alunos para a diversidade cultural e estimular o pensamento crítico acerca dos estereótipos associados às diferentes nacionalidades.

A sessão foi dinamizada, pela PB Paula Sousa, através da metodologia de leitura dialogada, em que o texto foi explorado em conjunto, permitindo um espaço de partilha e discussão. Durante a leitura, os alunos tiveram oportunidade de identificar e discutir elementos culturais, linguísticos e sociais presentes no texto, fomentando uma compreensão mais ampla sobre as semelhanças e diferenças entre culturas.

Após a leitura, os alunos participaram numa atividade prática, na qual escreveram pequenos textos sobre estereótipos, usos e costumes frequentemente associados a diferentes nacionalidades. Este exercício permitiu uma análise crítica dos preconceitos existentes, destacando a importância
de superar ideias preconcebidas e valorizando a riqueza da diversidade cultural.

A atividade revelou-se muito enriquecedora, proporcionando momentos de interação significativa entre os alunos e incentivando a valorização de uma cidadania global assente no respeito mútuo e na empatia.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Exposição "Camões e a Perpetuidade da Palavra"

 Camões Engenho e Arte - Mostrar Camões:

Na entrada da Biblioteca Escolar, a instalação evocativa saúda os utilizadores, celebrando Luís de Camões e a imortalidade da sua obra. Sobre uma mesa central, estrategicamente posicionada, destacam-se elementos simbólicos que dialogam com a lírica e a epopeia camoniana. Os livros da sua obra lírica convidam o relógio, a marcar a inevitabilidade da passagem do tempo e remetendo para os versos intemporais de "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Ao lado, uma coroa de louro honra o génio literário e a eternidade da sua criação, enquanto uma concha representa o mar e as viagens épicas narradas em Os Lusíadas. Esta exposição não só exalta o legado de Camões como também convida os utilizadores da biblioteca escolar a conhecerem Camões, o homem e o poeta, e a refletirem sobre a atualidade e universalidade da sua obra.



MIBE - 9º ano

 

A Biblioteca Escolar (através da Professora Bibliotecária Paula Sousa) promoveu, em outubro, a atividade intitulada "Onde os Outros Erguem Muros..." no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, em articulação com o preconizado pela RBE, aos alunos, em aulas de Cidadania. A atividade teve como ponto central a leitura dialogada do texto A Viagem, de Francesca Sanna, que foi apresentada aos alunos, proporcionando-lhes uma oportunidade de refletir sobre o tema das migrações e da interculturalidade.

Através da história, foram exploradas as barreiras, tanto físicas quanto simbólicas, que os migrantes enfrentam, desde muros físicos, no sentido literal da palavra, até preconceitos e dificuldades de integração nos países de acolhimento. Inspirados pelo slogan da atividade, os alunos criaram novos slogans de campanha que reforçam a importância de combater a discriminação, o ódio racial, a xenofobia e a intolerância, reforçando a consciência para os direitos sociais e humanos de todos os seres humanos.

Essas atividades promoveram uma compreensão mais profunda e empática dos desafios enfrentados pelos migrantes e estimularam os alunos a refletirem sobre o papel que cada um pode desempenhar na construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitadora da diversidade.



segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Bibliotecas Escolares invadidas por abelhas

 Nos dias 5 e 7 de novembro, as Bibliotecas Escolares de Avenida e de Caldelas receberam um escritor invulgar... Além de livros, trouxe um enxame de abelhas e mel. Aprendemos imenso com os seus conhecimentos como apicultor. Uma autêntica aventura com a Cuscas, a personagem da sua coleção.

                                                              Obrigada, Cuscas e Paulo Santos!




Ler Camões