sábado, 29 de junho de 2024

50 anos depois de Ferreira de Castro

29 de junho de 2024, data em que lamentavelmente celebramos os 50 anos da morte do escritor que tantas vezes falou e escreveu sobre desigualdades sociais e que por isso mesmo era visado pela PIDE, como escritor proscrito: Ferreira de Castro.

50 anos depois... a sua obra continua atual, importante e universal.

E encontra-se aqui para aguçar o apetite para as férias!






quinta-feira, 27 de junho de 2024

Pais, Voluntários de Leitura

É muito importante que os nossos jovens tenham várias experiências leitoras. E, na escola, tentamos envolver os Pais... A Biblioteca Escolar propôs este desafio desde o início da Semana da Leitura e o retorno foi muito positivo. 



Obrigada, Pais Leitores!

Balanços finais na BE da EBSCC

 O ano letivo chegou ao fim e por isso é tempo de compilar informação e organizá-la sumariamente em itens de avaliação.

Eis os resultados:




quarta-feira, 12 de junho de 2024

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Camões nasceu há 500 anos

No dia em que formalmente se iniciam as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a Biblioteca Escolar, apresenta um novo dossiê temático inspirado na biografia deste poeta maior da Literatura Portuguesa e Mundial.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

BiblioReport - Maio 2024

 

O nº 4 do Jornal Digital da Biblioteca Escolar já pode ser lido e consultado, quer nas nossas redes sociais (Blogue e Facebook), quer nas notícias na página do AE Coelho e Castro. Boas Leituras com a BE!
BiblioReport maio 3º ano nº 4 de Paula Cristina de Santos e Sousa [GR 330]

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Escritora na Biblioteca

 Lara Pinto Pereira, a jovem escritora de 17 anos e autora de cinco livros, esteve à conversa com as 5 turmas do 5º ano, no dia 5 de junho, de 24, um dia após a jovem escritora ter concluído a frequência do 12º ano.

Num clima descontraído e bastante interativo, a escritora começou por partilhar as sinopses dos seus livros, referindo, também, a altura em que estes começaram a ter forma, seguindo-se um momento de perguntas feitas pelos alunos.

Deste diálogo entre escritora e alunos ficou bem presente a importância da biblioteca escolar na vida da escritora e do quão importante foi para ela, a sua professora no 6º ano lhe ter mostrado que é possível ser-se escritor, mesmo sendo, ainda, bastante novo.

No final, houve tempo para a sessão de  autógrafos.



Camões e a Interculturalidade

 Viagem de Descobertas na Biblioteca Escolar: O 5.º A explora "Os Lusíadas" e a Interculturalidade Os alunos do 5.º A participaram...