quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

A Comemoração do Dia das Fogaceiras



Na passada sexta-feira, dia 19, assinalou-se a data referente à maior festa deste concelho: as Fogaceiras, tradição que, há já muitos anos, se celebra no dia 20 de janeiro. A iniciativa, dinamizada pela Equipa da Biblioteca Escolar, contou com a participação de vários alunos. Peste Negra, São Sebastião, povo, meninas fogaceiras juntaram-se para apresentar algumas atividades, sendo de destacar a dramatização da Lenda das Fogaceiras, pela turma do 11ºano do Curso de Animação Sociocultural e a encenação de uma pequena procissão composta por um conjunto de alunas de diversas turmas trajadas a rigor, transportando as doces fogaças. 
Para além disto, foi realizado um trabalho de leitura e de escrita criativa, orientado pelas professoras Natália e Sara, com três turmas (5ºC, 6ºB e 6ºD), a partir da fábula O Santo Guloso. As turmas participantes foram organizadas em três grupos de trabalho e, em espaços distintos, com base no registo de algumas palavras começadas por letras específicas, durante a leitura efetuada pelas docentes, produziram um texto com apenas 77 palavras, recontando a história que tinham ouvido atentamente. Deste exercício surgiram três textos diferentes sobre a mesma narrativa, mas mantendo a fidelidade relativamente à essência da obra de Ana Paula Oliveira.

A leitura partilhada dos textos produzidos por cada grupo e a degustação da tão tradicional fogaça finalizaram mais uma sessão de leitura muito divertida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vamos Viver Abril!

 "Vamos Viver Abril" foi o tema da 4.ª edição do 4505 F.I.A.E.S. As ruas encheram-se para assistir às apresentações performativas ...