quinta-feira, 4 de maio de 2017

Estafeta de Contos

No dia 27 de abril, à tarde, recebemos, mais uma vez a Estafeta de Contos, desta vez veio até à EB 1 da Avenida, trazida pelo professor Octávio e três talentosos alunos, do Agrupamento de Escolas António Alves Amorim, de Lourosa, que apresentaram às turmas de 4º ano, a história do Príncipe Feliz e O misterioso desaparecimento das roupas do sobreiro...
Para além da dramatização da primeira história, foi possível participar na segunda história, tendo sido entregue um questionário, o qual irá ser posteriormente corrigido e que dará origem a um sorteio, uma vez que os nossos visitantes trouxeram não uma, mas duas prendas! Dois livros a sortear por cada uma das turmas presentes! E ainda ofereceram um marcador de livros a todos os alunos e professoras que assistiram à atividade!
O nosso muito obrigado!







segunda-feira, 1 de maio de 2017

O feiticeiro de Oz

Após a visita da profª Ana Paula Couto, que nos trouxe a história O Feiticeiro de Oz, as turmas que assistiram gostaram tanto, que a turma do 4º ano resolveu ilustrar a história e alguns alunos do 3º ano, trouxeram para a biblioteca as personagens da história.



domingo, 30 de abril de 2017

Vozes da Floresta

No dia 27 de abril, a escritora Gracinda Sousa e a ilustradora Isabel Pelaez, voltaram ao nosso agrupamento, desta vez para visitarem a biblioteca da EB 1 de Caldelas, onde levaram as "Vozes da Floresta", aos nossos alunos.
Os alunos do 1º ano, tinham preparado uma surpresa: cada aluno desenhou uma nuvem onde colocou uma mensagem de alerta para a preservação da Natureza. 
Os alunos prepararam também algumas questões, que foram colocando às duas professoras: o que é que a inspira? quantos livros já escreveu? quem é o seu primeiro leitor? costumam trabalhar sempre juntas? e as duas lá foram respondendo, de forma simpática a todas as perguntas!
O 4º ano também trouxe mensagens para melhor cuidarmos da Natureza:
Aqui ficam algumas:
  • Limpar as florestas e matas
  • Não fazer fogueiras
  • Não poluir
  • Nunca acender fogo na floresta
Eis alguns conselhos:
Pessoas de todo o mundo, façam plantação, ocupem os tempos livres, façam limpeza na floresta e não se esqueçam: façam reciclagem e não poluição!

As árvores são vida, sem árvores vida não há.
Amem a floresta e ela vos amará.

Eu irei salvar o mundo!
A regar as plantas. Plantar uma.
Vou proteger todo o planeta.
A cuidar de todos os seres vivos da Natureza!
A não deitar lixo.


Vamos todos colaborar para que as Vozes da Floresta, não sejam lamentos, de plantas e animais a morrer, mas que sejam vozes vivas, e alegres, que nos ajudam a viver!





Estafeta de Contos

No dia 26 de abril, a Estafeta de Contos atingiu mais uma etapa no seu percurso pelo concelho, e foi até à EB 1 de Gião, levada pela professora bibliotecária, para apresentar a história "O Macaco do rabo cortado" de António Torrado aos meninos do pré-escolar.
Foi um momento divertido, com a história deste macaco traquinas, que se viveu na biblioteca da escola.
A professora agradece a simpatia com que a receberam!




segunda-feira, 24 de abril de 2017

domingo, 23 de abril de 2017

Vozes da Floresta

No dia 21 de abril, tivemos a visita da escritora Gracinda Sousa e da ilustradora Isabel Pelaez, para apresentarem o livro Vozes da Floresta, aos alunos da EB 1 da Avenida.
Este livro retrata uma realidade muito atual e premente: a preservação do meio ambiente. Seguimos a história da Novelita, uma jovem nuvem, que embalada pelo vento vai conhecer o mundo, as cidades, a poluição até se deparar com uma situação muito grave: um incêndio na floresta. Decide ajudar os bombeiros, chamando as suas amigas nuvens para porem fim a esse flagelo.
A autora conversou com os alunos sobre o problema dos incêndios florestais, apelando ao civismo e à responsabilidade que cada um tem, de manter a natureza em segurança. A ilustradora explicou o processo criativo, como surgem as ideias para os desenhos, incentivando os alunos a trabalharem e não desistirem, mesmo quando pensam que não têm jeito para o desenho. 
Um livro é algo trabalhoso e demorado, explicaram, felizmente entre a escritora e a ilustradora já existe uma relação de entendimento de longa data, o que facilita o processo de criação.
Esta foi uma forma bonita de se comemorar o Dia da Terra (22 de abril) e também o Dia Mundial do Livro (23 de abril)

Estafeta de Contos

No dia 20 de abril, a simpática Dorothy, do livro O feiticeiro de Oz, apareceu na biblioteca escolar de Caldelas, para contar a sua aventura aos alunos do 3º e 4º anos, que com muita atenção, ouviram a história, que de forma empolgante, e vestindo a personagem, a professora Ana Paula Couto, do agrupamento de escolas da Corga, veio contar!
Com muito à vontade e de forma bastante expressiva, a professora bibliotecária que nos visitou, soube cativar a atenção dos alunos. Esta atividade, Estafeta de Contos, percorre todas as bibliotecas escolares do concelho de Santa Maria da Feira. O testemunho foi passado e ainda tem muito que percorrer!



segunda-feira, 3 de abril de 2017

Semana da Leitura... Avenida

Ao longo da Semana, vários alunos voluntários da biblioteca escolar, foram apresentando algo que prepararam, para os seus colegas da escola. Assim, tivemos a dramatização da história "Uma vaca de estimação", de Luísa Ducla Soares, por alunas do 4º ano, que apresentaram aos alunos do 1º ano e à sua turma. Outro grupo de alunas, apresentou o livro "Cores", aos meninos do pré-escolar; e outro grupo ainda, prepararam a dramatização do "Teatrinho das vogais" de Maria do Céu Nogueira, ao 2º e ao 3º ano.
Quatro alunos do 3º ano, declamaram poemas do livro "Planeta Azul" de Luísa Ducla Soares, aos alunos do 4º ano.
Os meninos da pré, não ficaram atrás e mostraram "que é de pequenino que se torce o pepino", ou no caso, que se incute o prazer de ouvir histórias e de as contar aos demais. Por isso, apresentaram o Casamento da Gata, devidamente vestidos a rigor, não faltando o véu da noiva, o chapéu do cozinheiro, a fita métrica e a agulha da costureira, até a banda de música dos grilos, tocavam os seus instrumentos, seguidos de belas bailarinas, no caso belas borboletas...
Foram fantásticos!
Também as duas turmas do 3º e 4º ano de Chão do Rio, aderiram à iniciativa proposta pela bibliotecária, apresentando "A história da Carochinha" do livro Robertices de Luísa Dacosta e "A história de um papagaio" do livro Teatro às três Pancadas, de António Torrado.
O 4º ano voltou a apresentar a sua versão da Vaca de Estimação, desta vez à turma do 2º ano, que no final, apresentou também uma leitura de "A girafa que comia Estrelas" de José Eduardo Agualusa. Uma leitura partilhada por todos, para mostrar aos mais crescidos, que também eles já sabem ler histórias muito bonitas.
Foi uma semana muito intensa e muito divertida!
Um agradecimento muito especial a todos os alunos que participaram de uma forma voluntária, ativa, na proposta de intercâmbio de atividades e claro um agradecimento também a todos os professores que aderiram e aceitaram participar, de algum modo, com a biblioteca. 
Creio que ficamos todos mais ricos com estas partilhas, mostrando que o prazer de ler pode sair do livro e de um ato individual, para nos enriquecer enquanto grupo.

Obrigada a todos e boas leituras!

Semana da Leitura em Caldelas

Na EB 1 de Caldelas, fomos preparando a Semana da leitura, culminando a apresentação de atividades preparadas pelas turmas no dia 29 de março.
O 1º ano apresentou Loas à chuva, de Matilde Rosa Araújo, em que os alunos declamaram os poemas de uma forma muito concentrada e bem orquestrados pela sua professora.
O 2º ano, apresentou As vozes dos animais, o 3º ano apresentou os poemas de Cidália Fernandes, A menina que não gostava de fruta e cantaram também a música dos heróis da fruta, que apresentaram a concurso, sobre a variedade e os benefícios da fruta.
O 4º ano apresentou a dramatização da peça de António Torrado, Vem aí o Zé das Moscas, de forma divertida e bem disposta, terminando esta sessão, a professora bibliotecária com a leitura de Uma vaca de estimação, de Luísa Ducla Soares.
Uma manhã divertida, onde a leitura foi o mote para declamações, poemas e músicas, fazendo jus ao tema da Semana da Leitura: Ler por prazer / Ler para Ser.

Aqui fica um pequeno apontamento:


quarta-feira, 22 de março de 2017

Ainda o Dia Mundial da Poesia e da Árvore

A escola de Caldelas também se associou à comemoração do Dia Mundial da Poesia e da Árvore.
Os poemas ficaram muito bem acompanhados na árvore dos Afetos!




terça-feira, 21 de março de 2017

Dia Mundial da Poesia

Hoje, dia 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Poesia.
Esta data foi criada na 30ª Conferência da Unesco a 16 de novembro de 1999.
Neste dia celebra-se a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias, através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais. 
Celebra-se também neste dia, o Dia Mundial da Árvore.
Aqui fica a árvore da poesia da BE da Avenida:






Contadora de histórias Ana Esteves

No dia 17 de março, tivemos a visita da contadora de história Ana Esteves, na BE da escola da Avenida. Veio apresentar a história "O Gato e o Rato", para os meninos da pré, "Papão, Papanjo" para os do 1º e 2º anos e "O Imaginão" para as turmas do 3º e 4º anos.
Ficamos a perceber, com a 1ª história, que apesar de sermos diferentes, e  não gostarmos das mesmas coisas, podemos ser amigos. O Rato sempre arreliava o Gato, dizendo que ele era um Gato de Salão e não de caça, mas quando se meteu em apuros, foi o Gato que o salvou...
Na 2ª história, aprendemos que não devemos dar ouvidos a quem só quer fazer maldades e por vezes, são as amizades improváveis que nos ajudam, no caso, o bicho papão, virou papanjo para ajudar o menino da história a portar-se melhor...
Com o Imaginão, ficamos a perceber a importância da amizade, não precisamos ter tudo, desde que tenhamos um bom amigo e muita imaginação, para sonharmos com as brincadeiras mais divertidas!








E aqui está o trabalho da turma do 4º ano sobre a história que ouviram:


domingo, 19 de março de 2017

Dia do Pai

Para comemorar o Dia do Pai, os alunos do 1º e 2º ano da Escola de Caldelas, bem como os alunos do pré-escolar, da Escola da Avenida, ouviram algumas histórias: "Querido Pai", "Pê de Pai" e "Os pais são todos diferentes", lembrando que os pais podem ser tão versáteis como o Pai Força, o Pai Miminhos, o Pai Cócegas ou o Pai Olhos Muito Abertos!!
Parabéns a todos os pais!



sexta-feira, 3 de março de 2017

Provérbios coloridos...

Adivinha os seguintes provérbios e traz a resposta à tua biblioteca:

1. Água mole em pedra dura, tanto bate até que __________.
2. Águas passadas não movem ___________.
3. A cavalo dado não se olha o __________.
4. A curiosidade matou o __________.
5. A __________ é que a gente se entende.
6. A lã nunca pesou ao ___________.
7. A palavras loucas, ____________ moucas.
8. Até um ___________ parado, tem razão duas vezes ao dia.
9. Cão que ladra não _________.
10. Casa de ferreiro, espeto de _______.
11. Devagar se vai ao ________.
12. É bom vindo quem vier por _________.
13. Filho de peixe sabe ___________.
14. Grão a grão enche a galinha o _________.
15. Longe da vista, longe do __________.
16. Mais vale um __________ na mão que dois a voar.
17. Mais vale _________ que nunca.
18. Muito _______ pouco siso.
19. O bom filho à ________ torna.
20. quem mais alto subir de mais alto vai _______.