domingo, 23 de abril de 2017

Vozes da Floresta

No dia 21 de abril, tivemos a visita da escritora Gracinda Sousa e da ilustradora Isabel Pelaez, para apresentarem o livro Vozes da Floresta, aos alunos da EB 1 da Avenida.
Este livro retrata uma realidade muito atual e premente: a preservação do meio ambiente. Seguimos a história da Novelita, uma jovem nuvem, que embalada pelo vento vai conhecer o mundo, as cidades, a poluição até se deparar com uma situação muito grave: um incêndio na floresta. Decide ajudar os bombeiros, chamando as suas amigas nuvens para porem fim a esse flagelo.
A autora conversou com os alunos sobre o problema dos incêndios florestais, apelando ao civismo e à responsabilidade que cada um tem, de manter a natureza em segurança. A ilustradora explicou o processo criativo, como surgem as ideias para os desenhos, incentivando os alunos a trabalharem e não desistirem, mesmo quando pensam que não têm jeito para o desenho. 
Um livro é algo trabalhoso e demorado, explicaram, felizmente entre a escritora e a ilustradora já existe uma relação de entendimento de longa data, o que facilita o processo de criação.
Esta foi uma forma bonita de se comemorar o Dia da Terra (22 de abril) e também o Dia Mundial do Livro (23 de abril)

Sem comentários:

Enviar um comentário

50 anos 25 de abril

 Com este excerto do livro O Rapaz da Bicicleta Azul de Álvaro Magalhães, iniciamos as comemorações dos 50 anos do 25 de abril.