segunda-feira, 3 de abril de 2017

Semana da Leitura... Avenida

Ao longo da Semana, vários alunos voluntários da biblioteca escolar, foram apresentando algo que prepararam, para os seus colegas da escola. Assim, tivemos a dramatização da história "Uma vaca de estimação", de Luísa Ducla Soares, por alunas do 4º ano, que apresentaram aos alunos do 1º ano e à sua turma. Outro grupo de alunas, apresentou o livro "Cores", aos meninos do pré-escolar; e outro grupo ainda, prepararam a dramatização do "Teatrinho das vogais" de Maria do Céu Nogueira, ao 2º e ao 3º ano.
Quatro alunos do 3º ano, declamaram poemas do livro "Planeta Azul" de Luísa Ducla Soares, aos alunos do 4º ano.
Os meninos da pré, não ficaram atrás e mostraram "que é de pequenino que se torce o pepino", ou no caso, que se incute o prazer de ouvir histórias e de as contar aos demais. Por isso, apresentaram o Casamento da Gata, devidamente vestidos a rigor, não faltando o véu da noiva, o chapéu do cozinheiro, a fita métrica e a agulha da costureira, até a banda de música dos grilos, tocavam os seus instrumentos, seguidos de belas bailarinas, no caso belas borboletas...
Foram fantásticos!
Também as duas turmas do 3º e 4º ano de Chão do Rio, aderiram à iniciativa proposta pela bibliotecária, apresentando "A história da Carochinha" do livro Robertices de Luísa Dacosta e "A história de um papagaio" do livro Teatro às três Pancadas, de António Torrado.
O 4º ano voltou a apresentar a sua versão da Vaca de Estimação, desta vez à turma do 2º ano, que no final, apresentou também uma leitura de "A girafa que comia Estrelas" de José Eduardo Agualusa. Uma leitura partilhada por todos, para mostrar aos mais crescidos, que também eles já sabem ler histórias muito bonitas.
Foi uma semana muito intensa e muito divertida!
Um agradecimento muito especial a todos os alunos que participaram de uma forma voluntária, ativa, na proposta de intercâmbio de atividades e claro um agradecimento também a todos os professores que aderiram e aceitaram participar, de algum modo, com a biblioteca. 
Creio que ficamos todos mais ricos com estas partilhas, mostrando que o prazer de ler pode sair do livro e de um ato individual, para nos enriquecer enquanto grupo.

Obrigada a todos e boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário

50 anos 25 de abril

 Com este excerto do livro O Rapaz da Bicicleta Azul de Álvaro Magalhães, iniciamos às comemorações dos 50 anos do 25 de abril.